domingo, 13 de julho de 2014

Blog à Distância: Apresentação


Não consigo me lembrar de quando exatamente me apaixonei pela leitura. Sequer lembro o primeiro livro que li. Ler para mim foi e ainda é uma coisa natural.
Sequer poderia qualificar a leitura em minha vida, poderia dizer que os livros acompanharam todas as fases da minha vida, crescendo comigo, amadurecendo. Poderia dizer que em momentos tristes me refugiava em histórias que me tirassem da minha realidade. Poderia dizer que quando me sentia sozinha, encontrava amigos nos personagens. Poderia dizer que nos momentos felizes, parecia ir aos livros em uma tentativa de talvez amplificar a minha felicidade, encontrando meus “amigos” personagens, conhecendo lugares novos, indo do sobrenatural ao hiper-real em questão de horas. Poderia exemplificar cada parte da minha vida em que meus livros estiveram presentes e, ainda assim, não poderia abranger à importância da leitura na minha vida.
Talvez como uma consequência natural de ler, veio também o amor por escrever. Em minha pré-adolescência escrevia romances bobos para as amigas. Durante toda a minha vida escrevi meus sentimentos, não como um diário, não descrevia meus dias ou sequer mantinha uma linha temporal. Escrevia quando tinha vontade de desabafar, para que talvez uma “eu” do futuro lesse e entendesse minhas frustrações da época. Escrever é quase um processo de auto-conhecimento para mim.

Mas agora vamos às apresentações, me chamo Mariana, e quase de forma natural, resolvi escolher uma profissão que envolvesse os dois: leitura e escrita. E hoje sou estudante de Direito. Conheci minha companheira de blog, Bia, quando estávamos no jardim de infâncias. Obviamente, nenhuma das duas lembra desse fato, mas nossas mães nos fizeram o favor de relembrar. Posteriormente, a Bia foi morar na França, ainda criança (eu sei, très chiq!). Nós separamos momentaneamente, e voltamos a estudar juntas no ensino fundamental. Ambas crianças e pré-adolescentes esquisitas, ficamos amigas. Descobrimos mais tarde que compartilhávamos do mesmo amor pela leitura, somente fortalecendo nossa amizade.

Hoje ela novamente me abandonou e está morando no Rio de Janeiro, estudando para entrar também no curso de Direito, decidimos criar esse Blog não só porque somos duas chatas quando se trata de livros, mas também uma maneira de manter nossa amizade ainda mais forte.

Se você leu até aqui, primeiramente, muito obrigada! E espero que você goste :) Sinta-se a vontade para comentar, discordar e sugerir livros.

  - Mariana Estrela.




Queria dizer também que a leitura acompanhou todas as minhas fases, mas isso não é bem verdade! Tive fases revoltadas com a vida, fases desconcentradas, fases de não compreender o que leio e as piores de todas: fases de estudar apenas ciências exatas e esquecer de qualquer forma de arte. Agora, um pouco menos infantil, estabeleci meu amor pela leitura de uma vez. Ele sempre existiu, só foi muitas vezes reprimido  ou deixado em segundo plano.

Enxergo na leitura uma forma de vivenciar realidades que nunca serão minhas concretamente, possibilidades de conhecer e compreender melhor o comportamento humano, conhecer culturas completamente diferentes da minha, expandir meus raciocínios, ter visões mais abrangentes em muitos aspectos e me fazer alguém mais feliz. Os livros são uma fonte inesgotável de prazer e satisfação pra mim!

Evidentemente, nem todos os livros valem a pena de serem lidos por todo mundo. Cada pessoa tem seus gostos e alguns gostam de ter um direcionamento antes de começar uma leitura. Por isso, me disponibilizo para dar opinião, ouvir discutir literatura!
Quanto a Mariana, minha amiguinha chatinha com livros, assim como eu, posso garantir que confio plenamente nas suas indicações literárias. Assim, nos juntamos para ser beeeem chatas mesmo! E garanto que vocês nunca viram chatice igual! Falamos mesmo quando a coisa não presta! Sem pena! Sem rodeios!

Marii, me empolgo mais ainda com o blog por o estar fazendo junto com você!

 - Beatriz Soares

4 comentários:

  1. Achei muito legal a ideia de vocês de criarem esse blog. Vou ser leitora assídua dele! Ansiosa pelas primeiras resenhas. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada :)
      Nossa primeira resenha já saiu, daqui há pouco colocaremos a segunda!
      Espero que você aproveite

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa! Dá para perceber o amor que vocês têm pela leitura e pela escrita e isso nos transmite uma sensação muito boa! Não leio tantos livros quanto deveria, mas sinto uma grande necessidade de me expressar pela escrita! Continuem e parabéns!!! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,
      Muito obrigada, não só pelos parabéns, mas também por ter comentado! É um estímulo muito bom esse :)
      Pois é, também sentimos a mesma coisa: de que nunca estamos lendo o tanto quanto gostaríamos.
      E escrever já é bom, imagina escrever sobre livros! Melhor ainda :)
      Novamente, agradecemos a sua visita.

      Excluir