sábado, 26 de julho de 2014

Resenha: As Memórias do Livro, de Geraldine Brooks


Geraldine Brooks propôs algo super original: Uma história que conta, literalmente, as memórias de um livro, ou parte do que ele já passou durante a sua “existência”.

Hanna, uma australiana especialista em conservação e restauração de livros (profissão que, apesar de verossímil, foi parcialmente inventada pela autora, não existindo da forma exata como é contada na história) foi convidada para examinar um livro em Sarajevo, capital da Bósnia, onde ele foi reencontrado depois de anos desaparecido por causa dos conflitos do país. O livro agraciado nessa história é a Hagadá, um manuscrito judaico que existe e que realmente sobreviveu durante séculos, mesmo passando por épocas de censuras e de perseguições contra os seguidores da religião.

Quando a restauradora pode ver o livro de perto, depara-se com enigmáticos fragmentos de insetos, grãos de areia, líquidos coloridos, dentre outras coisas.  Então, sucedem-se capítulos de investigação da profissional para desvendar os mistérios do passado do livro, alternando-se com capítulos de histórias (evidentemente fictícias) que contam como houve contato entre as páginas e as tais substâncias. Tudo isso resultando no estado físico final do livro. Trata-se de suas memórias!

Nas partes da história concernentes à investigação, o  leitor é levado a conhecer um pouco sobre Hanna, com destaque para seu relacionamento com a mãe e para seus dilemas profissionais e amorosos. Tudo o que se passa com a protagonista do livro tem altos e baixos de dinâmica. Algumas passagens são pouco envolventes, por não serem muito bem contextualizadas e por não serem muito bem escritas. Há poucos momentos de Hanna que empolgam, mas alguns, ainda assim, muito bons!

Além disso, a personalidade dos personagens desses trechos são pouco estruturadas, suas características pessoais são ditadas de forma direta, ou seja, não os conhecemos por meio de demonstrações, mas por apresentações.

Quanto às histórias diversas que acompanham a trajetória da Hagadá, pode-se dizer que esbanjam criatividade (ostentação total rsrs)! A autora deu laços e nós cegos na “vidinha” desse livro! Cada passagem mostra pessoas diferentes, em ambientes diferentes, com culturas diferentes e vivendo em épocas diferentes, tratando do livrinho segundo suas normas.

Por dádiva das “lembranças” da Hagadá, "As Memórias do Livro" possui uma certa riqueza cultural! O livro abrange estilos de vida, nacionalidades e religiões diferentes, além de dar uma pincelada nos conflitos Bósnios. Pela naturalidade com que essas diversidades são tratadas, o livro pode ser considerado um combatente de diversos tipos de preconceito, principalmente da intolerância religiosa, da misoginia e da homofobia.

A escrita do livro não é das melhores, sendo algumas vezes pouco clara e outras, contraditoriamente, prolixa. Além disso, não possui muitas marcas de personalidade da autora nem originalidade, deixando a desejar no quesito criatividade. É evidente que a questão da escrita ser boa ou ruim fica a critério de cada leitor, muitas pessoas consideram que As Memórias do Livro é bem escrito. Não deixemos de considerar, também, que isso pode ser uma consequência de uma tradução ruim. 

A conclusão é:

O livro é original, interessante e inovador quando conta a história da Hagadá. Seu foco, afinal, é contar o que aconteceu com o livro judaico, e não falar sobre Hanna, nem tampouco criar personagens complexos e cativantes.

A originalidade do conteúdo supera a escrita ruim e as partes monótonas, por isso, pessoalmente, o saldo dessa leitura foi muito positivo!

Recomendo para aqueles que não se importam tanto com a qualidade da escrita e valorizam mais o conteúdo, para os que gostam de livros ricos culturalmente e para quem busca uma leitura de passatempo!

Depois dessa leitura, dá uma vontade de valorizar as marcas de uso dos nossos livrinhos: as manchinhas, os risquinhos, os arranhões...



 - Beatriz Marques.

2 comentários:

  1. Resenha muito boa. Parabéns :) Vou colocar na minha listinha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ;*
      Tentaremos sempre escrever sobre os livros, de forma a dar um bom direcionamento aos leitores nos mais diversos aspectos.
      Esperamos que agrade!

      Excluir