segunda-feira, 14 de julho de 2014

Resenha: Barba Ensopada de Sangue, de Daniel Galera.

Daniel Galera é um escritor e tradutor paulista. Tem atualmente 4 livros publicados, sendo alguns deles premiados, inclusive o Barba Ensopada de Sangue, que ganhou 3ª colocação no Prêmio Jabuti e o Prêmio São Paulo de Literatura em 2013. É considerado uma das revelações brasileiras em atividade.

Na capa foi feito um trabalho interessante e bem chamativo, tem inclusive uma textura diferente, parece um pouco com borracha. Só para não haver confusões, esse livro TEM MESMO 3 CAPAS. Não são 3 volumes, é o mesmo livro, mas com 3 possibilidades de capa. É um desenho só, mas com o fundo azul, verde ou vermelho que foram distribuídos aleatoriamente entre as livrarias.

Sobre o título, vale ressaltar que pode causar impressões equivocadas, porque pode levar alguém a pensar que se trata de uma história violenta, mas não é bem assim. Só se descobre o porquê dessa escolha no fim do livro e não há como relacioná-lo com a história (sim, isso é quase um "morra de curiosidade"). Particularmente, não gostei do motivo do título, me pareceu meio aleatório.

O enredo gira em torno de um esportista que decide se mudar para a praia de Garopaba, pequeno município de Santa Catarina. Entre outros motivos, a mudança objetiva investigar sobre o caso mal resolvido do assassinato do avô do personagem, que aconteceu nessa mesma cidade na década de 60 e que mais se assemelha a uma série de lendas ou invenções do povo, não havendo fatos concretos a respeito dessa morte. O professor de educação física passa a reconstruir sua vida na cidadezinha, conhecendo novos amores, novos amigos e também inimigos.

Os personagens se mostram bem planejados, sendo em alguns momentos quase palpáveis. Gente comum, com problemas conhecidos. Não chegam a ter uma complexidade enorme, mas considerável e bem acima da média. É interessante que todos seguem a própria ética no desenrolar do livro, não havendo marcas de moralismo ou códigos de conduta. Só o comportamento natural e humano. Houve uma certa quebra do comum nessas construções, resultando em algo muito original.

A história é bem moderna (também pelo que foi dito no parágrafo anterior), acontece por volta de 2008. A escrita é direta, sem rodeios e sem pudores e é bem característica com relação à fala da região. O nome do personagem principal jamais é revelado durante a leitura, talvez pra universalizá-lo, afinal, ele é uma pessoa qualquer. O personagem sem nome é cativante, ele é simples e  aceita a todos como são, sem julgar ninguém. Ele ajuda a qualquer um sem pedir nada em troca e mesmo assim, não é um personagem "bom moço" convencional, o que o torna mais original e mais interessante.

Esse livro é surpreendente por possuir uma abrangência cultural que o torna uma leitura bastante enriquecedora. Além disso, ele leva a uma familiarização com a pequena cidade, mostra os seus problemas e suas qualidades, mostra como as pessoas vivem e adquirem suas rendas e mostra também as superstições locais. Pra quem já frequentou alguma cidade cheia de superstições no Brasil, é interessante ver isso sendo retratado.

Por fim, eu recomendo esse livro, achei uma leitura agradável e divertida. Queria dar um conselho pra quem ainda não leu: assim que acabarem de ler o livro todo, releiam o texto em itálico que tem antes da parte um do livro (prólogo)!

  - Beatriz Soares.

9 comentários:

  1. Boa resenha. Achei interesse! Bom saber que existe um livro brasileiro atual e gostoso de ler. Vou seguir a indicação. Obrigada! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, não só por acompanhar nosso blog, como também pelo comentário :) Em breve postaremos ainda mais indicações!

      Excluir
  2. E parabéns pelo blog! Vou frequentar em busca de bons livros.

    ResponderExcluir
  3. Bi, adoro as suas resenhas. Não me canso de ler. Sua fã desde sempre.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Eu já li esse livro e amei. A sua resenha está muito boa. Vou confiar nas suas indicações. :) Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa!
      Tentaremos sempre direcionar os leitores sobre os livros, fazendo resenhas críticas, na medida do possível! ;*

      Excluir
  5. Fantástico! Gostei da resenha, bem escrita. Agora fiquei com curiosidade para saber o porque do nome. Vou procurar para comprar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Infelizmente não posso matar sua curiosidade quanto ao título! hehehe
      Super recomendo esse livro.
      Beatriz

      Excluir