segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Resenha: Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios, de Marçal Aquino.

Mais um ótimo, original, moderno e brasileiríssimo livro sendo resenhado aqui.

Marçal de Aquino é jornalista escritor e roteirista de cinema brasileiro. Tem livros de literatura em prosa infantil e adulta publicados, assim como de poesias.

Primeiramente, não é possível deixar de comentar sobre esse título. Em uma palavra: poético. Além de compactuar fielmente com a história e com os personagens, como poderá ver quem puder ler o livro inteiro, pois esse título condiz perfeitamente com o amor entre os protagonistas.

Esse livro conta a história de um amor proibido entre uma linda, fatal, doce, escandalosa, meiga, devastadora e casada mulher chamada Lavínia e um fotojornalista chamado Cauby. Ela é uma moça de origem humilde, nascida em Linhares, cidadezinha de Espírito Santo, sem futuro e sem passado promissores. Os dois se conhecem numa pequena cidade do Pará, onde coincidiram de morar. Ele vive uma vida boemia, desorganizada e ela é a esposa de um respeitado pastor. Ambos sem grandes expectativas pessoais, vão se conquistando aos poucos até cederem completamente um ao outro. 


"Eu afundaria todos os navios essa noite, Lavínia. Incendiaria um porto. Só pra ver o brilho das chamas refletindo nos seus olhos escuros".


A trama principal é sobre esse romance que se desenrola essencialmente carnal e, de todo, hedonista, porém, que não deixa de perder a alcunha de “amor”. Há ainda uma trama secundária, gerando uma contraposição ou comparação entre o relacionamento mais do que concretizado de Lavínia e Cauby e um amor platônico de outro personagem, o careca, por sua idolatrada Marinês.

O careca não cansa de repetir que a esperança é o pior dos venenos? É. Porém muitas vezes é também o único remédio.” (Cauby)

O livro é narrado em flashes. Uma estratégia boa pra quem não quer se apegar a ordens cronológicas ou à sequências de acontecimentos próximos. É como se fosse possível “escolher” os fatos principais que supostamente residem na memória dos personagens para caracterizá-los e criar seus ambientes. Os flashes são apresentados pelos pensamentos do protagonista masculino, que está envolvido em um diálogo longo e emaranhado com seu amigo careca, que conta pela enésima vez a história que conviveu com Marinês, o amor da sua vida. Essa conversa dos amigos segue o livro do começo ao fim.


Intercalando as duas histórias de amor e as teorias reais de um psicanalista atual chamado Dr. B. Schianberg, o livro faz uma análise sobre conquistas sexuais e amorosas. Fala sobre os tipos de comportamento que as pessoas têm nos relacionamentos. Fala do ciúme, do desejo, das atrações, dos detalhes, da cumplicidade e muito mais. Cauby é supostamente um grande fã do psiquiatra, por isso, as teorias são mostradas nos pensamentos dele, junto com o seu enlace amoroso, que é usado para testar as afirmações de Schianberg.

O amor é sexualmente transmissível”. Eis a tese que o livro defende quase cientificamente. O casal principal é usado como prova por sua pureza de sentimentos nascentes do contato físico, livre e "proibido".

Lavínia me beijou no rosto e entrou em casa. O engraçado é que eu estava meio nervoso, e ela também. Tensos. Schianberg sustenta que temos sensores internos, animais, que nos avisam em certas ocasiões. As especiais.”(Cauby)

No desenrolar do romance proibido e "secreto" dos protagonistas, ambos são vítimas de censuras, intromissões e chantagens das quais se esquivam e tentam até mesmo ignorar porque se desejam demais e para eles nada é tão forte e vívido quanto isso.

"O professor Schianberg diz que a natureza do amor, de não nos permitir escolher por quem nos apaixonamos, é uma rota que pode conduzir à ruína. Entendo por que Schianberg escreveu isso. E dou razão a ele. Alguns amores levam à ruína. Eu soube disso desde a primeira vez em que Lavínia entrou na minha casa.”(Cauby)

O leitor é transportado para uma pequena cidade com gente de vidas lentas e comuns. Mas tudo sem ideias preconceituosas e estereótipos. Para quem conhece pequenas cidades assim, há uma sensação de identificação com as festinhas, com a religiosidade, com a falta do que fazer, com as fofocas que todos ficam sabendo, etc. O livro foi bem ambientado.

Os personagens são interessantes desde os seus nomes: Dona Jane, Pastor Ernani, Cauby, Lavínia, Marinês, Chang, Zacharias, entre outros. São nomes peculiares e que também contribuem para criar a atmosfera da história. Cada um dos personagens secundários tem particularidades nas atitudes que nos revelam as suas impressões, tornando-os assim, caricatos (não no sentido clichê, mas no sentido de causarem impressões coerentes).

Quanto à Lavínia, a personagem enigmática e paradoxal do livro, seu desenvolvimento não é de decepcionar. Ela tem oscilações de comportamento drásticas que se explicam no decorrer da trama através da recontagem do seu passado. Lavínia hora age como se os prazeres sensoriais fossem seu combustível vital, hora como se a pureza física pudesse redimi-la de tudo, sem contar com seus surtos enlouquecidos esporádicos. Viajando um pouco, gostaria de fazer uma análise pessoal: Lavínia teve uma vida sexual excessiva e precoce. Acredito, particularmente, que o autor quis fazer um paralelo entre ela e as histéricas de Freud que enlouqueciam pela repressão sexual (ainda existem tais histéricas até hoje, já que a repressão ainda não acabou, apenas ficaram famosas pelos estudos daquela época). Não porque ela tenha sido reprimida, mas porque também conheceu e vivenciou o sexo de forma desequilibrada, porém, excessiva, numa linha tênue entre o natural e o doentio. Isso é muito interessante de se observar na narrativa.

Apesar dos problemas de Lavínia parecerem inicialmente sem pé nem cabeça, o autor os explica e até lhes confere uma boa lógica. Não fica nada mal terminado nesse livro.

A escrita é simples e direta, com um predomínio de frases curtas. O conteúdo é apresentado sem rodeios, de forma clara. Os discursos são do tipo indireto livre (quando as falas dos personagens se confundem com as do narrador).


Pra concluir, vale ressaltar que esse livro é muito pesado. É cru e às vezes chocante. Tanto no que concerne o relacionamento dos personagens quanto nas teorias.



  - Beatriz Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário